User:VindelnVasterbotten/sandbox

HVA International (Associação Comercial de Amsterdã)

A HVA International (Trade Association Amsterdam) é uma empresa de Amsterdã que presta serviços de consultoria em todo o mundo e desenvolve projetos na área de agricultura e aquicultura.

História [editar | editoe texto original ]

Nieuwezijds Voorburgwal

A Handelsveereniging Amsterdam (HVA) foi fundada em Amsterdã em 23 de dezembro de 1878 por iniciativa de cinco comerciantes coloniais de Amsterdã. Inicialmente, o HVA negociava mercadorias para empresas agrícolas nas Índias Orientais Holandesas e financiava o transporte de produtos dessas empresas. Como banco e credor cultural, a empresa adquiriu várias empresas culturais ao longo dos anos. O HVA mudou de rumo a este respeito para a sua exploração e gestão. Isso se refletiu em uma emenda aos estatutos em 1889: o foco era o cultivo de terrenos baldios e o cultivo de cana-de-açúcar , café , mandioca e sisal. Em 1910, o HVA passou a alienar seus interesses comerciais. Em 1928, a HVA era uma das maiores empresas coloniais do mundo, com 36 empresas nas Índias Orientais Holandesas e empregando aproximadamente 200.000 trabalhadores. Tinha um escritório em Surayaba , na Indonésia , que foi substituído em 1925 pelo atual Edifício PTPN XI , projetado por Eduard Cuypers .

O HVA foi estabelecido em 1888 em um prédio recém-construído em Nieuwezijds Voorburgwal 162-170 em Amsterdã. Foi projetado no estilo neo -renascentista por Dolf van Gendt . Seu filho Adolf Daniël Nicolaas van Gendt assinou em 1927 a reforma mencionada na fachada. A fachada traseira em Spuistraat 111-123 foi executada em 1909-1910 em estilo racionalista berlagiano pelos irmãos Van Gendt, incluindo Jan van Gendt . O edifício foi designado como monumento nacional .

Sala de reunião do conselho
Balanço do ano de 1889


Antes da crise econômica da década de 1930 , a empresa registrava um valor de NLG 118.131.929,58 em seu balanço. Como resultado do mal-estar econômico mundial, em 1933 isso era 'apenas' NLG 85.669.483,36.

A ocupação japonesa das Índias Orientais Holandesas e a declaração de independência da República da Indonésia marcaram o início do fim da empresa na Indonésia. Nos anos seguintes à independência daquele país, a empresa tentou iniciar operações em outras partes do mundo. Isso resultou, entre outras coisas, no estabelecimento de fábricas de açúcar e plantações de cana-de-açúcar na América Latina e na África, fábricas de óleo de palma em Gana e Suriname, entre outros, e fábricas de suco em Serra Leoa. No ano de 1951, uma grande empresa açucareira foi estabelecida na Etiópia com uma plantação de cana-de-açúcar ligada a ela operando sob o nome de HVA Etiópia

Lunch of HVA directors with the Japanese ambassador in 1937, after the outbreak of the Second Sino-Japanese War

.A Associação Comercial de Amsterdã foi assumida pela Bos & Kalis NV em 1982 . [1] Dez anos depois, as ações foram vendidas pela Boskalis a investidores internacionais. Isso resultou no estabelecimento de um total de 65 empresas que operavam sob o nome de United HVA Companies (VHVAM). Cada uma dessas empresas tinha sua própria tarefa, por exemplo, a construção de estábulos ou o estabelecimento de fazendas de peixes.

O HVA está parcialmente localizado no Nieuwezijds Voorburgwal em Amsterdã, enquanto a administração está alojada no prédio do Royal Tropical Institute (KIT), do qual o HVA é um dos fundadores. A HVA também opera a partir de um moderno prédio de escritórios no sudeste de Amsterdã . Projetos agrícolas são criados em todo o mundo a partir desses locais. A empresa é a mais antiga empresa operacional de consultoria agrícola e desenvolvimento de projetos do mundo.

'Literatura' [editar | editoe texto original ]

  • 1879 HVA 1979. Cem anos de história da United HVA Companies NV
  • Adriaan Goedhart, ex-presidente-diretor, escreveu Reparation for the Plantation - From the history of the Handelsveeeniging Amsterdam (HVA) .

Link externo [editar | editoe texto original ]

  • www.hvainternational.com