Tati Oliva | |
---|---|
Born | 30 de dezembro de 1974 (44 anos) |
Nationality | Brasília |
Occupation | Sócia e diretora-geral da Cross Networking |
Children | Maria, Manuela |
Tatianna Sanches Oliva (Santos, 30 de dezembro de 1974) é uma empreendedora e empresária brasileira especialista em “fazer negócios entre marcas”, com forte atuação no setor de publicidade e comunicação. É idealizadora, sócia e diretora-geral da Cross Networking, primeira agência de inteligência do mercado brasileiro especializada em parcerias estratégicas entre marcas, criada em 2008.
Biografia
editCaiçara de Santos, Tati Oliva é a filha do meio de Maria Ângela Tavares e Cláudio César de Moraes Sanches, tendo duas irmãs, Marianna Sanches e Lucianna Fuchs. Embora com grande interesse por publicidade, por influência do pai, deu início ao curso de Direito na Uniceb de Santos, com forte tradição na área. Posteriormente, continuou os estudos no centro universitário FMU, em São Paulo.
Desde setembro de 2002, é casada com o empresário [José Victor Oliva], um dos principais nomes da história do entretenimento paulista. Com ele, tem duas filhas: Maria, nascida em 2005, e Manuela, em 2006.
É autora do livro “Um Mais Um É Maior Que Dois” (Colmeia Edições, 2018, 160 p.), que aborda sua trajetória como empreendedora à frente da agência Cross Networking, o conceito e a cultura empresarial que desenvolveu e alguns dos cases que mostram como as parcerias são o futuro dos negócios na era da economia compartilhada.
Em 2015, participou do Winning Women, programa da Ernest Young voltado para mentoria personalizada para mulheres empreendedoras. No mesmo ano, foi nomeada madrinha do Outubro Rosa pelo Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos).
Junto à jornalista Ana Paula Padrão, entre 2013 e 2016, Tati Oliva esteve à frente de cinco edições do Grandes “Fórum Momento Mulher”. Realizado pelo Tempo de Mulher em parceria com a Cross Networking, o evento era voltado para executivos e empresas que apoiam o protagonismo e o empreendedorismo feminino.
Início da Carreira
editSeu pai – empresário e marchand de arte – foi quem deu a Tati os primeiros ensinamentos sobre autonomia e negócios. Por viver em família de profissionais autônomos, passou por altos e baixos financeiros, aprendendo lições como flexibilidade, criatividade e resiliência.
Aos 15 anos, quis realizar um intercâmbio nos Estados Unidos, de forte cultura empreendedora, e mudou-se para uma temporada em Seattle. Ao longo da adolescência, trabalhou na galeria de arte de sua mãe, com atendimento e negociação. Também vendeu sanduíches naturais e brigadeiros em shoppings e fez trabalhos free lancers em lojas. Já morando em São Paulo, viu a oportunidade de trabalhar como promotora de eventos e chegou a gerenciar estandes e recepcionistas.
Banco de Eventos
editEm 1999, ainda como promotora de eventos, Tati foi contratada para um job em Cannes pelo Banco de Eventos, agência de marketing promocional e comunicação criada em 1988 por José Victor Oliva. Tendo demonstrado grande capacidade de relacionamento e entrosamento, no retorno, foi convidada para trabalhar na empresa.
Na agência, atendeu a conta da Telesp-Celular e desenvolveu sua capacidade para relacionamento comercial e senso crítico, aprendendo na prática técnicas e ferramentas do mundo de eventos, de marketing e de promoções.
Nesse período, a Brahma era a conta mais importante do Banco de Eventos, que era responsável pela criação e produção da convenção do cliente e do Camarote Nº 1 (antigo Camarote Brahma), um dos mais concorridos do carnaval carioca. Para este último, cuidava da integração das diferentes áreas que cuidavam da Ambev e dos demais prestadores de serviço.³³¹
Com o desafio de minimizar o custo do projeto Camarote Nº 1 por meio de parcerias que agregassem valor à marca e oferecessem uma experiência ainda melhor aos convidados, Tati correu atrás de grandes marcas. Dentre as que firmaram parceria com o camarote nesse período estão: Rosa Chá, Ellus, Farm, Água de Coco, Havaianas e Kibon. Logo, todos os serviços do camarote, com exceção da cerveja, viraram oportunidade de parceria e boa parte da verba do espaço passou a vir de patrocínio.
Após importar a mesma lógica das parcerias para outros clientes, como Ford e Unilever, e tentar montar nova área dentro do Banco de Eventos, Tati percebeu que o negócio de parcerias extrapolava o business da agência e resolveu abrir sua própria agência.
Assim, Tati encerrou nove anos de Banco de Eventos****, tendo entrado como trainee, em 1999, e saído como diretora de Novos Negócios, em 2008.
Cross Networking
editFundada em março de 2008 por Tati – em sociedade com Juan Vergara, ex-executivo da Ambev, e José Victor Oliva, presidente do Banco de Eventos e do grupo Holding Clube –, a Cross Networking surgiu como um novo negócio que profissionaliza as parcerias. O propósito é claro: gerar negócios para marcas e empresas, por meio de parcerias estratégicas e do desenvolvimento de soluções sob medida, que tragam benefícios para todas as envolvidas.
Com a agência, Tati criou um negócio que preencheu lacuna no mercado (e foi posteriormente copiado), além de transformar seu perfil agregador e suas habilidades de relacionamento e networking em um inovador.
Tendo sido incorporada desde o início ao portfólio da Holding Clube, um dos principais grupos de de live marketing do país, a Cross Networking nasceu com áreas administrativas e financeiras bem estruturadas. Atualmente, além do Banco de Eventos e da Cross, o grupo engloba outras quatro agências: Samba, Lynx, Rio 360 e Storymakers.
Depoimentos
edit“Costumo dizer que a sorte somente aparece para quem está em movimento. Se você está parada, as coisas não vão acontecer. Talvez essa seja uma das melhores definições do perfil da Tati, pois ela nunca fica parada. Está sempre atenta a tudo que acontece e pode acontecer a sua volta, uma espécie de visão do futuro que acaba utilizando para conectar pessoas e vislumbrar bons negócios para todos os envolvidos.” (Luiza Helena Trajano – Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza)
“Uma coisa que a Tati tem de muito bom é sua energia – ela mobiliza as coisas, faz tudo ficar muito fácil. E assim ela conectou todo mundo com uma ideia que parecia extremamente fora do comum.” (João Campos – Presidente da Pepsico Brasil)
“A Tati é uma pessoa fantástica, que eu admiro muito. Está sempre disposta a compreender e buscar as melhores soluções de negócios e consegue estabelecer uma relação de confiança que vai muito além do esperado.” (Miguel Patrício – Global Chief Marketing Officer da Anheuser-Bush InBev)