Draft article not currently submitted for review.
This is a draft Articles for creation (AfC) submission. It is not currently pending review. While there are no deadlines, abandoned drafts may be deleted after six months. To edit the draft click on the "Edit" tab at the top of the window. To be accepted, a draft should:
It is strongly discouraged to write about yourself, your business or employer. If you do so, you must declare it. Where to get help
How to improve a draft
You can also browse Wikipedia:Featured articles and Wikipedia:Good articles to find examples of Wikipedia's best writing on topics similar to your proposed article. Improving your odds of a speedy review To improve your odds of a faster review, tag your draft with relevant WikiProject tags using the button below. This will let reviewers know a new draft has been submitted in their area of interest. For instance, if you wrote about a female astronomer, you would want to add the Biography, Astronomy, and Women scientists tags. Editor resources
Last edited by Plastikspork (talk | contribs) 2 months ago. (Update) |
This user has publicly declared that they have a conflict of interest regarding the Wikipedia article Pedro Rosário. |
Pedro Rosário |
---|
Pedro Rosário (Gaia, 26 de Agosto de 1980) é um historiador e comentador português. Enquanto historiador desenvolve a sua atividade mediante a publicação de artigos em revistas académicas na área da História Antiga. No âmbito da sua atividade de comentador publica semanalmente uma análise conservadora às notícias que marcam a atualidade nacional e internacional.
Estudou na Faculdade de Economia da Universidade do Porto onde concluiu a licenciatura em Gestão em 2003. A título de estágio de fim de curso, trabalhou durante quatro meses na sucursal de Penafiel da então entidade bancária Nova Rede, posteriormente integrada no Millennium BCP. Em 2005 iniciou funções como administrativo na empresa Atlântico UK em Londres, cargo que exerceu até 2006. Nesse mesmo ano, ingressou no The Bank of New York no Luxemburgo onde passou a trabalhar como contabilista. Este banco viria a ser alvo de um processo de fusão com a Mellon Financial Corporation dando origem à entidade BNY Mellon. Em 2017 iniciou funções na Société Générale, igualmente no Luxemburgo, onde trabalhou como controlador de gestão até 2021.
Em 2022 Pedro Rosário ingressou no mestrado em História e Cultura das Religiões da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde direcionou a sua linha de investigação para o Cristianismo Antigo. O seu primeiro artigo académico foi publicado na revista Humanitas do Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra sob o título "Os Progymnasmata de Hermógenes: Como Lucas Transformou um Profeta Judeu num Herói Grego"[1]. Nesse trabalho ele argumentou que a composição do Evangelho de Lucas foi possivelmente influenciada pela Retórica grega tal como documentada nos Progymnasmata de Hermógenes. A sua dissertação de mestrado sob o título "O Credo Coríntio: Revelação Divina ou Interpretação Literária?" foi defendida perante um júri presidido pelo Professor Doutor José Augusto Ramos. Nesse trabalho académico ele argumentou que, para o apóstolo Paulo, a revelação do Evangelho pode ter sido um fenómeno hermenêutico que teve por base escritos hebraicos como os livros de Isaías, Jonas e Oseias. A arguição conduziu à obtenção do grau de mestre em História e Cultura das Religiões.
Em 2024 ingressou no curso de doutoramento em História Contemporânea igualmente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Se bem que a História Antiga continue a ser objeto da sua investigação, dado o seu interesse pelo estudo de movimentos culturais da atualidade, a opção pela contemporaneidade apresentou-se como um passo complementar na sua carreira académica.
No âmbito da atividade de comentador, Pedro Rosário privilegia temas políticos de relevo para a realidade portuguesa e internacional tais como a economia, a justiça, a saúde, a educação e a cultura. Além desses tópicos, também têm particular destaque os temas relacionados com a cultura Woke. A sua leitura conservadora dos eventos da atualidade inscreve-se na tradição Humanista do Renascimento e do Iluminismo, favorecendo a razão como primado da relação do ser humano com a realidade.
Referências
edit- ^ Rosário, Pedro (6 June 2024). "Os Progymnasmata de Hermógenes: Como Lucas Transformou um Profeta Judeu num Herói Grego". Humanitas (83). Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos. Retrieved 31 July 2024.