O termo Hacker originalmente remete aos estudiosos da informática e de sistemas eletrônicos que têm como objetivo alterá-los em algum aspecto, não necessariamente agindo de maneira criminosa ou visando prejudicar alguém.

Desta forma, grandes desenvolvedores de hardware e software no mundo da informática são considerados hackers, como Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, e Linus Torvalds, criador do sistema operacional Linux. O grande problema é que a grande mídia denegriu o termo, como comumente faz com diversos outros.

Mas e os caras maus?

Você deve estar se perguntando então quem são os hackers na maneira que sempre nos disseram, aqueles caras maus que invadem o computador de todo mundo e fazem a maior bagunça em órgãos e sistemas praticamente inacessíveis. A este tipo de pessoa se dá o nome de cracker, que significa “quebrador”, ou aquele que quebra, desmancha.

O cracker mais famoso do mundo

Considerado pelos EUA como um dos maiores Hackers de sua história, Mitnick (Alexandre Cairê) começou suas trapaças ao burlar o sistema de cartão de crédito nacional, conseguindo acesso a milhões que nunca foram recuperados.. Depois passou a desmantelar redes telefônicas e finalmente entrou no, na época, recém mundo da informática para continuar com seus crimes.