Draft:Constantino Pereira Martins

Constantino Pereira Martins (Lisboa, 1974), Lisboeta-Nortenho, Pai de Francisco Carneiro Gonçalves Pereira Martins e Guilherme Marques Matias Pereira Martins, é um pensador, realizador, investigador, professor e escritor que se tem dedicado ao estudo da Filosofia, Política, Estética, Cinema, Teologia, Arquitectura e Desporto. Licenciado, Pós-Licenciado, Mestre e Doutorado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em Filosofia, tendo também graduações (sem tese) ao nível do Mestrado e Doutoramento no Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é professor de liceu desde 1999. É actualmente (2024) pesquisador integrado no Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra, e investigador colaborador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. Foi criador e fundador da FilArch e da AFDLP.

Estudou com o Dr. Luís Gottschalk e o Dr. Armando Nascimento Rosa na Escola Secundária da Cidade Universitária. Frequentou o 1º ano de Direito da Faculdade de Direito de Lisboa, no ano do falecimento do Professor Palma Carlos, tendo depois mudado de curso para Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. Durante o seu estudo foi influenciado principalmente pelos Professores: 1) em Direito: Saldanha Sanchez, Palma Carlos, Ruy Albuquerque, Jorge Miranda, Soares Martinez, Bacelar Gouveia, etc; 2) em Filosofia: Maria Filomena Molder, José Gil, Diogo Pires Aurélio, Nuno Ferro, Mário Jorge Carvalho, etc.; 3) em Comunicação: José Bragança Miranda; 4) no Cinema: Frederick Wiseman, Jean-Luc Godard, Martin Scorsese, Federico Fellini, Gaspar Noé, etc.; 5) no Desporto: Michael Jordan, Jonah Lomu, Ramon Dekkers, Saenchai, Gae, etc; 6) no Teatro: Cornucópia, Luis Miguel Cintra; 7) nas Artes: Klimt, Bruegel, Egon Schiele, Hammershøi, Pina Bausch, Hieronymus Bosch, etc; 8) na Música: Bach, Handel, Cramps, Dead Kennedys, Portishead, Travadinha, Amália Rodrigues, Maria Callas, Cesária Évora, etc. Do ponto de vista mais global, o seu pensamento e escrita tem influências directas de Kant, Hobbes, Foucault, Kierkegaard, Ariano Suassuna, Wittgenstein, Kafka, entre outros.

Politicamente assume-se como um europeísta e um regionalista, numa encruzilhada ideológica entre o conservadorismo e o liberalismo, tendo tido um envolvimento intenso no activismo ecológico em defesa do Rio Vizela. Foi o fundador de uma tentativa falhada de partido político (Liga Norte) que procurava edificar uma posição política na defesa do Norte de Portugal, e consequentemente de todas as regiões nacionais, no sentido de consubstanciar em Portugal uma posição política fundada no pragmatismo, coopetição, combate à corrupção em defesa da abertura, honestidade e transparência, e apostada no progresso económico e cívico do país no aprofundamento da sua verdadeira integração europeia.

Como desportista praticou diversos desportos e actividades físicas: Atletismo, Futebol Salão, Basketball, Snorkelling, Ultimate Frisbee e Muay Thai. Nos últimos seis anos dedicou-se ao Boxe Tailandês tendo treinado em São Paulo, Montreal, Lisboa, Mafra, Odivelas, Sevilha e Peniche.

OBRAS

LIVROS (como autor)

Pereira Martins, C., Da Política, São Paulo, 2023, Editora Dialética, São Paulo, 2023

Pereira Martins, C., Elementos do Humor, São Paulo, Editora Dialética, São Paulo, 2023

LIVROS (como editor / co-editor)

Pereira Martins, C., Damásio, M.J.(Ed.), Seduction in Popular Culture, Psychology, and Philosophy, IGI, Hershey, 2017

Pereira Martins, C., Magalhães, P.T., (eds.), Politics and Image, IEF-Coimbra University, Coimbra, 2019

Pereira Martins , C., Capelotti, J.P. (Ed.), Incitatus , Editora Dialética, São Paulo, 2023

Pereira Martins, C., Technopolitics, IEF Coimbra, 2023( no prelo)

Pereira Martins, C.(ed.), Comedy for dinner, IEF-Coimbra University, Coimbra, 2019

Pereira Martins, C., Cyberpolitics, IEF Coimbra, 2021

Pereira Martins, C. (Ed.), Do Desporto – On Sports, Fundação do Desporto- IEF, 2021, Coimbra

Pereira Martins, C. (Ed.), Nas nuvens também crescem raízes / Even in clouds roots are born , OARN, Porto, 2021

Pereira Martins, C. (Ed.) , Visão, possibilidade, virtualidade , OARN, Porto, 2022

Pereira Martins, C. (Ed.), (Para uma) Poética da água, Fundação Jorge Antunes, Vizela, 2022

Pereira Martins, C. (Ed.), On Gardens, OASRN, 2023 ( no prelo)

Pereira Martins, C. (Ed.), On Horses / Do cavalo / Del Caballo, Editora Dialética, São Paulo, 2023

Pereira Martins, C. (Ed.), On Surf, Editora Dialética, São Paulo, 2023 ( no prelo)

FILMOGRAFIA

Realizador independente. Dedicou-se ao cinema documental entre 1998 e 2014. Inicialmente filmou sobre música, tendo depois aprofundado a sua relação com África e particularmente com Cabo-Verde, terminando o seu percurso com dois ensaios fílmicos sobre a memória do séc. XX e início do séc. XXI em Portugal. A sua obra encontra-se depositada no ANIM (Arquivo Nacional das Imagens em Movimento https://www.cinemateca.pt/Servicos/Acesso-Arquivo-Filmico.aspx ).

OBRAS:

GLORY DAYS1 (2024), TRAINING DAYS2 (2024), A VOZ HUMANA3 (2014), MEMENTO MORI4 (2012), LÁBIOS DE TERRA5 (2011), RESGATE6 (2008), DAS ILHAS7 (2008), A CONVERSA DOS OUTROS8 (2005), MORABEZA9 (2004), CAPITAL10 (2002), AMADOR11 (2000)

References edit

https://uc-pt.academia.edu/ConstantinoPereiraMartins

https://www.researchgate.net/profile/Constantino-Pereira-Martins

https://www.uc.pt/fluc/uidief/membros/CPM

https://www.cienciavitae.pt/pt/7C11-22D9-63EE

http://www.afdlp.org/

https://www.uc.pt/cech/investigacao/projetos-complementares/racionalidade-hermeneutica/filarch/

https://www.wook.pt/autor/constantino-pereira-martins/6207246