File:Secretário Especial da Cultura prestigia Parada de Páscoa em Canela (RS) (46945318064).jpg

Original file(6,000 × 4,000 pixels, file size: 2.43 MB, MIME type: image/jpeg)

Summary

Description

O secretário Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, participa, neste sábado (20), da Parada de Páscoa de Canela, no Rio Grande do Sul. Pires vai assistir aos espetáculos O Coelho de Canela, Palhaçarinas e Saltantes. “A parada é um evento maravilhoso, lindo, que emociona e alegra as pessoas. Além disso, é um importante vetor de desenvolvimento turístico e econômico para a cidade, ao lado de outros eventos, como as temporadas de inverno e natalina. Canela é um ótimo exemplo de como utilizar a cultura para gerar desenvolvimento, empregos e trazer mais cidadania para sua população”, destaca.

O espetáculo começa com a Parada de Páscoa, um dos momentos mais esperados de toda a programação. No percurso da Avenida Felisberto Soares até a Catedral de Pedra, uma trupe de vinte artistas, caracterizados como coelhos, faz a festa das famílias. Tudo ao som da banda de sopros que, durante os 45 minutos da parada, executa o fundo musical do desfile, que também conta com carros alegóricos e personagens que interagem com o público.

Outro ponto alto das comemorações é O Coelho de Canela. A encenação conta a história de um coelhinho que vive na cidade e recebe alguns amigos, que representam animais típicos da serra gaúcha, como o quero-quero, o quati, o tatu, o lagarto e a raposa. Para a história ficar mais divertida, o Coelho e seus amigos aparecem em locais tradicionais da cidade, como o Parque do Caracol, a Catedral de Pedra e o Parque do Palácio, instigando a plateia a conhecer esses pontos turísticos. A peça termina com uma grande festa de Páscoa, cujas músicas foram criadas especialmente para o evento.

Respeitável público Não falta atração circense durante a Parada. A atração Palhaçarinas usa a linguagem de clown, que reúne várias técnicas de palhaço, para mostrar à plateia a importância e a necessidade de aprender a aceitar e lidar com as diferenças e a conviver em grupo para obter sucesso, tanto para a realização de seus objetivos pessoais, como em grupo.

O Grupo Toll encerra a programação deste sábado, com o miniespetáculo Saltantes, na Estação Campos de Canela. O espetáculo mescla música, dança, acrobacias circenses e figurinos coloridos, que são a marca registrada da trupe circense de Pelotas, para envolver e encantar o espectador. Cordas, malabares, técnicas aéreas e contorcionismo são alguns dos números que fazem parte do espetáculo.

Um dos principais representantes das artes circenses na região Sul do País, o Tholl foi declarado Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul pela Assembleia Legislativa do Estado. Para o secretário Henrique Pires, a cultura circense é um legado precioso que precisa ser mantido e incentivado. “O circo é um lugar de sonho, de magia. É uma tradição que precisa ser mantida, estimulada. E a Secretaria Especial da Cultura incentiva essa arte. Por exemplo, agora mesmo está aberta a seleção de novos alunos para a Escola Nacional de Circo, que é vinculada à Fundação Nacional de Artes, a Funarte. O governo federal investe para que o circo siga encantando as pessoas”, destaca o secretário.


FOTOS: Ronaldo Caldas/ASCOM/Ministério da Cidadania


Assessoria de Comunicação Secretaria Especial da Cultura

Ministério da Cidadania
Date
Source Secretário Especial da Cultura prestigia Parada de Páscoa em Canela (RS)
Author Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania

Licensing

w:en:Creative Commons
attribution
This file is licensed under the Creative Commons Attribution 2.0 Generic license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
This image was originally posted to Flickr by CulturaGovBr at https://flickr.com/photos/47979536@N05/46945318064 (archive). It was reviewed on 24 April 2019 by FlickreviewR 2 and was confirmed to be licensed under the terms of the cc-by-2.0.

24 April 2019

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Items portrayed in this file

depicts

some value

author name string: Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania

20 April 2019

image/jpeg

0.008 second

23 millimetre

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current01:00, 24 April 2019Thumbnail for version as of 01:00, 24 April 20196,000 × 4,000 (2.43 MB)SturmTransferred from Flickr via #flickr2commons
The following pages on the English Wikipedia use this file (pages on other projects are not listed):

Global file usage

The following other wikis use this file:

Metadata