Villaret.jpg(167 × 204 pixels, file size: 7 KB, MIME type: image/jpeg)

Summary edit

Non-free media information and use rationale true for João Villaret
Description

Photograph or image of João Henrique Pereira Villaret (1913–1961))

Source

http://www.rtp.pt/web/historiartp/1950/villaret.htm

Article

João Villaret

Portion used

A single small image or extract sufficient for the intended purpose without being excessive.

Low resolution?

The image is of a size consistent with fair use.

Purpose of use

Header

Replaceable?

The subject of this image is deceased so creation of a free replacement would be difficult if not impossible.

Other information

Use of the image is consistent with fair-use provisions.

Fair useFair use of copyrighted material in the context of João Villaret//en.wikipedia.org/wiki/File:Villaret.jpgtrue

João Villaret


DADOS BIOGRÁFICOS: 

 

 Nome Completo: João Henrique Pereira Villaret   
 Data de Nascimento:  10-05-1913  
 Naturalidade:  Lisboa, Portugal  
 Data de Falecimento: 21-01-1961  
 Localidade: Lisboa, Portugal  
 Nacionalidade: Portuguesa 
João Villaret - o homem     Um inegável talento para comunicar com os outros, arte na representação sobre os palcos e na televisão, onde surgiu em 1957 na peça "Esta Noite Choveu Prata", João Villaret ainda hoje é recordado com saudade. Falava sobre teatro, música e poesia com paixão, com o coração inteiro e com a alma entregue. Apaixonado de Fernando Pessoa, a quem prestou homenagem num dos seus programas, João Villaret é uma das personalidades maiores que passaram pela RTP, marco serve de referência e inspiração para muitos.

O Poeta

João Villaret deixou no mundo do Teatro e da Poesia um vazio que jamais voltou a ser preenchido. Aquela voz que para sempre deixou de dizer poesia, e que nos avassalou com interpretações de obras de tantos e tão grandes poetas como Camões, Pessoa e Régio, será seguramente recordada como um dos maiores talentos portugueses que continuará a orgulhar gerações vindouras. 

Assim, os versos finamente medidos de Camões surgem na interpretação de Villaret rigorosamente clássicos, os de Régio com toda a teatralidade e emoção de um místico para quem Deus simbolizava uma meta a atingir a todo o custo, e os de Pessoa com a alma e transcendência que o poeta lhes imprime.

E isto sem esquecer a simplicidade quase infantil dessa obra-prima que é a "Procissão", de António Lopes Ribeiro, recreada por esse mestre da palavra e declamação, João Villaret.

João Villaret - o programa Uma conversa, um diálogo, confissões, poesia declamada como poucos conseguiram, biografias de grandes escritores, homenagens a artistas lusos, música e até mesmo cultura popular... Tudo fazia parte deste programa que tornava mágico o tempo em que o televisor estava ligado. Ao piano estava o irmão, Carlos Villaret, e quantos não se recordarão dos acordes ritmados e repetitivos a acompanharem Villaret, o João, a declamar "Tocam os sinos na torre da igreja...". Para os que já não se recordam ou nunca viram, basta ver os vídeos que aqui temos para si.

http://www.rtp.pt/web/historiartp/1950/villaret.htm

Licensing edit

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current19:05, 30 April 2006Thumbnail for version as of 19:05, 30 April 2006167 × 204 (7 KB)Mariofeijoca (talk | contribs)João Villaret DADOS BIOGRÁFICOS: Nome Completo: João Henrique Pereira Villaret Data de Nascimento: 10-05-1913 Naturalidade: Lisboa, Portugal Data de Falecimento: 21-01-1961 Localidade: Lisboa, Portugal Nacionalida
The following pages on the English Wikipedia use this file (pages on other projects are not listed):

Metadata